Integração de lojas virtuais com sistemas ERP
O Enterprise Resource Planning ou simplesmente ERP (sistema integrado de gestão empresarial) ganhou espaço no mundo dos negócios devido a necessidade das empresas em integrar todos os dados e processos em um único sistema.
Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, o ERP diz respeito a um sistema utilizado por companhias para armazenar todas as informações e dados relevantes, como quantidade de produtos em estoque, vendas, compras, recursos humanos, fabricação e assim por diante. Esse programa integra as regras de negócio de forma funcional e útil para a empresa.
Depois de alguns anos, muitas empresas perceberam que planilhas de Excel e planejamento, mesmo que demasiado, não estavam conseguindo atingir os resultados esperados. Assim, o ERP surgiu para auxiliar na gestão da empresa, integrar setores e gerar dados úteis para a companhia. Devido a isso, hoje esses softwares estão extremamente ligados com o setor de automação das empresas.
Mas então, você sabe o que o ERP pode fazer pela sua loja virtual? Estamos aqui justamente para esclarecer todas as dúvidas e possíveis questionamentos que podem surgir. Listamos os principais benefícios da implementação desse sistema para sua loja virtual.
Maior controle
Tem um produto que apresentou recorde de vendas nos últimos meses? Bem, provavelmente ele deverá ter seu estoque monitorado/abastecido no sistema de maneira constante, para não atrasar entregas e deixar clientes insatisfeitos. O ERP pode gerar dados sobre os produtos de alta demanda e gerenciar com os próprios dados do estoque, assim as chances de deixar mercadorias paradas por muito tempo são baixíssimas e por consequência se evita o capital paralisado.
Processo visto de cima
Com os dados em mãos é possível identificar falhas no sistema do site e situações que não estão beneficiando os lucros da loja virtual. Cálculos de frete e serviços de pagamentos externos são requisitos que podem gerar complicações se não bem administrados. O gerenciamento de promoções também torna-se bem mais simples, já que os preços e projeções de lucros podem ser feitos com facilidade.
Automatização
Existem processos repetitivos que devem ser realizados durante o gerenciamento de uma loja virtual. O levantamento de dados feito pelo ERP pode demonstrar atividades cíclicas que não deveriam mais estar sendo realizadas de maneira manual por um indivíduo. Elencar as principais dúvidas de SAC que podem ocorrer já é uma forma de minimizar esse efeito, bem como realizar notificações automáticas ao cliente – informando sobre a etapa atual do seu processo de compra.
Sistemas desse nível tem como foco empresas de médio e grande porte que obtiveram um grande crescimento na área do e-commerce e precisam de uma reorganização para se manter no mercado. A integração do ERP em lojas virtuais pode se tornar um grande aliado se os dados forem bem geridos e analisados, fazendo com que o seu comércio virtual cresça cada vez mais, já que dessa forma também existe o conhecimento do perfil do seu cliente.
Profissional com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, apis, aplicativos, lojas virtuais, blogs, web design, marketing digital, módulos e-commerce, seo otimização de sites, links patrocinados, templates, plataformas e cms, crm, marketplace, suporte e manutenção, interface responsiva, mídias digitais e integrações diversas, consultoria online, hospedagem de sites, lojas virtuais e sistemas diversificados.
Localização: Brasil