O que é Magento e como ele funciona
Magento é uma plataforma de e-commerce utilizada por usuarios em todo o mundo. Diversos utilizadores afirmam que o Magento é a melhor opção para criar uma loja virtual, e a prova disso são as mais de 500 mil lojas em todo o mundo que já utilizaram essa plataforma de e-commerce.
O que seria uma plataforma de e-commerce? A melhor forma de entender isso é conhecer suas principais funcionalidades, que são: cadastro de produtos, inclusão e alteração de preços e promoções, controle de estoque, oferta de meios de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito), envio de pedidos, gerenciamento de relatórios e diversos outros.
Como funciona o Magento?
Essa é uma plataforma com código aberto, ou seja, pode ser facilmente alterada por pessoas que entendem de programação. Esse conhecimento é avançado, portanto você poderá contratar uma empresa que seja especializada em Magento caso queira começar a trabalhar utilizando a plataforma.
A plataforma é totalmente em PHP, uma linguagem de script código aberto de uso geral e bastante utilizada por programadores. Esse tipo de linguagem de programação também é utilizado por diversos sistemas na Web como o WordPress, WooCommerce, Joomla e outros.
É construído em módulos independentes, permitindo que seu usuário crie novas funcionalidades de acordo com suas necessidades. Lembrando que os demais sistemas utilizados também dão essa permissão, mas a plataforma Magento possui um conceito de estrutura modular extrema.
Os módulos na plataforma magento
Sabemos atualmente que uma compra é muito mais do que escolher produtos pelo seu valor, não é mesmo? Dessa forma, sua loja deve fazer com que o cliente viva as melhores experiências possíveis, para isso se torne seu fã número 1, compartilhando seu nome em tudo quanto for lugar!
Os módulos presentes na plataforma magento ajudam quando se fala em experiência de compra. O módulo é uma verdadeira forma de acrescentar novas funcionalidades para o seu e-commerce.
Os módulos mudam de acordo com o país de origem, no Brasil as lojas virtuais tem como opção acrescentar o boleto bancário como forma de pagamento. Essa é uma característica local implementada pelas lojas brasileiras, além também da implementação de módulos magento específicos.
Alguns dos módulos que mais costumam ser utilizados são: recuperação de carrinhos abandonados, cálculo do frete na página do produto, seleção de cores e tamanhos, pagamento com cartão de crédito e débito, boleto bancário e cálculo do frete diretamente no site dos correios.
Como escolher uma boa hospedagem?
Caso você já tenha realizado diversas pesquisas sobre o magento e suas ferramentas, sem dúvidas já leu muito sobre a lentidão da plataforma, mas esse é um grande erro, isso porque essa é uma ferramenta extremamente eficaz, caso não funcione da forma que você espera pode ser apenas um problema externo.
Muitas vezes, os problemas com lentidão e travamentos são causados por um servidor de hospedagem de má qualidade ou mau configurado, basta investigar.
Para ajudar, basta pesquisar pela qualidade, suporte e os planos que sejam adequados para sua loja virtual magento. Imagine que uma loja virtual de pequeno porte e uma de grande porte necessitam de servidores com diferentes configurações. O estudo na hora de realizar essa escolha evitará futuros problemas em sua loja magento.
Profissional com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, apis, aplicativos, lojas virtuais, blogs, web design, marketing digital, módulos e-commerce, seo otimização de sites, links patrocinados, templates, plataformas e cms, crm, marketplace, suporte e manutenção, interface responsiva, mídias digitais e integrações diversas, consultoria online, hospedagem de sites, lojas virtuais e sistemas diversificados.
Localização: Brasil