Inteligência Artificial: Estudo Integral
A compreensão sobre o que é inteligência artificial (também conhecida como Artificial Intelligence ou AI) é muito importante para empresas que procuram manter-se atualizadas com as últimas tendências e inovações dessa tecnologia.
A inteligência artificial corresponde à capacidade de equipamentos e programas computacionais reproduzirem a conduta humana nas escolhas significativas (tomada de decisões), e na execução de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, que antes eram realizadas exclusivamente por seres humanos.
Além do mais, é uma das áreas do conhecimento mais promissoras, tendo uma potencialidade moderna, original e que causa grandes mudanças, rompendo com o convencional e indubitavelmente causará impacto na maneira com que a sociedade e as empresas funcionam.

Nesse artigo completíssimo iremos apresentar tudo sobre esse assunto. Confira os tópicos que serão abordados:
- Tendências da inteligência artificial para este ano;
- Inteligência artificial o que é;
- Inteligência artificial como apareceu (de onde ela veio);
- Como as inteligências artificiais trabalham;
- Inteligência artificial quais são os gêneros (categorias);
- Quais são as tecnologias utilizadas no desenvolvimento das inteligências artificiais;
- Inteligência artificial quais são as vantagens;
- Utilização da inteligência artificial na vida cotidiana dos seres humanos;
- Utilização da inteligência artificial nas empresas;
- Modernidades no mundo das IAs;
- Quais são os prováveis perigos em utilizar a inteligência artificial;
- Quais são os obstáculos para inserção das IAs nas empresas;
- Definindo um planejamento de aplicação para a inteligência artificial;
- A IA pretende afetar a vida dos trabalhadores? Qual será o futuro dos empregos.
É só prosseguir com a leitura!
Tendências da inteligência artificial para este ano
A tendência para este ano é que a inteligência artificial seja introduzida em novos setores, atividades e processos, executando tarefas avançadas e inovando cada vez mais. O impacto será positivo, valoroso e prometedor – desenvolvendo softwares eficazes e multifacetados.
No universo corporativo, a tendência é que as aplicações de IA otimizem a competência crítica das companhias, proporcionando elevada qualidade de customização e eficácia produtiva.
Com relação a inteligência artificial generativa, a criação de imagens e vídeos deve aumentar consideravelmente, causando impacto no marketing das marcas, nos vídeos promocionais e nas imagens publicitárias.
Segundo a Forrester, a inteligência artificial generativa representa um avanço tecnológica tão expressivo quanto a internet e os dispositivos mobile.
Ao passo que essas aplicações evoluem, elas esculpem a estimativa de tendências futuras de mercado, como desenvolvimento, demanda, valores e afins, alicerçada em informações e análises recentes (prognóstico de mercado), de modo conjunto, são capazes de gerar uma repercussão prolongada e abundante no corpo social.
Inteligência artificial o que é?
A (IA) inteligência artificial é uma área do conhecimento aplicada ao estudo, desenvolvimento e emprego de equipamentos e programas computacionais capacitados para reproduzir a conduta humana nas escolhas significativas (tomada de decisões), e na execução de tarefas de maneira autônoma.
O propósito integral da inteligência artificial é desenvolver equipamentos que sejam capazes de agir com o mesmo nível de habilidade cognitiva que os seres humanos, ou até mesmo ultrapassá-los em determinadas circunstâncias.
Compreendendo a concentração de diversas tecnologias, como algoritmos, sistemas de aprendizado, modelos computacionais que imitam o cérebro humano para processar e aprender dados (redes neurais artificiais), entre outros que são capazes de simular competências humanas relacionadas ao aprendizado, resolução de questões, percepção da linguagem e tomada de decisões.
Além do mais, está relacionada à robótica, ao Machine learning (ML), ou aprendizado de máquina (tecnologia que permite que computadores aprendam e aprimorem a partir de informações), ao reconhecimento de visão e de voz, entre outras tecnologias.
Nos últimos anos a inteligência artificial despontou com uma potência revolucionária em diversos setores, remodelando a maneira como as empresas gerenciam seus negócios.
Ao introduzir a IA em seus procedimentos, as companhias conseguem se favorecer de maior eficácia, aprimorar as escolhas significativas e aperfeiçoar as experimentações dos consumidores.
Atualmente, a adesão da inteligência artificial é uma atitude imprescindível no cotidiano das corporações, além de ser um individualizador antagonista importante para se sobressair dos concorrentes.
Inteligência artificial como apareceu (de onde ela veio)?
O entendimento sobre uma coisa artificial que simula a inteligência do ser humano, ou algo aproximado disso tem sido pretexto para discussões há muito tempo na história da raça humana.
Abaixo listamos algumas ocorrências classificadas como símbolo para criação dessa concepção:
- Em 1950 o matemático e cientista da computação Alan Turing criou um método (o teste de Turing), para avaliar se um equipamento pode exibir comportamento inteligente, imitando o de um ser humano durante uma comunicação;
- Em 1956, um grupo de cientistas sacudiu o campus do renomado Dartmouth College, em New Hampshire. Nomes famosos da computação como John McCarthy, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e Trenchard More debateram pontos de vista sobre a automação, um tema que resplandecia na academia e fragmentava opiniões sobre a capacidade de equipamentos exercerem tarefas realizadas por seres humanos. Na reunião, também surgiram alguns fundamentos que classificaram e passaram a encaminhar o campo de pesquisas da inteligência artificial;
- Em 1957 Frank Rosenblatt divulga o perceptron, representando um marco significativo no campo da IA. Um modelo simples de rede neural, introduzindo o conceito de aprendizado computacional e inspirando pesquisas futuras em aprendizado de máquina e redes neurais;
- Em 2022 o ChatGPT é lançado e sua estrutura chama atenção pela competência cognitiva e de processamento inteligente. Inaugura-se aí uma nova era sobre a utilização da inteligência artificial em tarefas cotidianas, sejam elas corporativas ou não;
- Em 2023 as ferramentas de inteligência artificial se propagaram com grande aceleração, ocasionando novos tipos de realizações, como voz e imagem;
- Em 2024 as inteligências artificiais generativas de vídeo se achegaram a um nível de qualidade quase indistinguível da realidade e assistentes virtuais passaram a estar presentes no cotidiano das pessoas.
Como as inteligências artificiais trabalham?
As inteligências artificiais trabalham de maneira alicerçada em estudos (análises) de informações em grande escala para o desenvolvimento de modelos inteligentes que simulam práticas realizadas por seres humanos, como a análise de voz para a tentativa de fornecimento de respostas.
Existem diversos pontos de vista (interpretações), incluindo o Deep learning, ou aprendizagem profunda (técnica de IA que utiliza redes neurais artificiais para que computadores aprendam a processar informações e tomar decisões), o aprendizado de máquina, e o processamento de linguagem natural, cada qual com suas respectivas metodologias e aplicabilidades.
Inteligência artificial quais são os gêneros (categorias)?
Atualmente podemos encontrar gêneros diferenciados de IA, cada qual com seus respectivos propósitos e interpretações.
É possível fragmentar os gêneros (tipos) fundamentais em:
- Inteligência coletiva;
- Inteligência humanóide (humanoid intelligence);
- Inteligência de máquina (machine intelligence).
Inteligência coletiva
Essa classe de IA procura instituir redes entrelaçadas preparadas para tomar decisões coletivas.
Essas redes baseiam-se em inúmeros agentes inteligentes relacionados uns com os outros e que contribuem para resolução de problemas significativos.
A intenção é criar softwares excelentes com a capacidade de tomar decisões coletivas, como em um software de finanças inteligente, potencializando resultados e processos consideráveis.
Inteligência humanóide
Essa classe de inteligência artificial refere-se ao desenvolvimento de equipamentos que imitam particularidades da conduta do ser humano.
Esses equipamentos (máquinas), realizam atividades como diálogos, reconhecimento de rostos e expressão de emoções.
A utilização da inteligência humanóide é direcionada a criação de interfaces digitais mais humanizadas em dispositivos, aperfeiçoando a experimentação e a conversação do utilizador.
Inteligência de máquina
Centraliza-se em arquitetar equipamentos (máquinas), capacitados para efetuar tarefas programadas intrínsecas, como identificação de parâmetros, tomada de decisão lógica e aprendizagem com experimentações passadas. O objetivo primordial é automatizar processos e acelerar as atividades cotidianas, ampliando o crescimento da eficácia.
Devido às evoluções tecnológicas, as fronteiras da tecnologia estão cada vez mais sendo dilatadas e testadas, gerando novas oportunidades para funcionalidades empreendedoras e modernas.

Quais são as tecnologias utilizadas no desenvolvimento das inteligências artificiais?
À proporção que a IA prossegue com sua evolução, diversas tecnologias consideráveis continuam impactando o seu desenvolvimento. Tais tecnologias foram mencionadas no início desse artigo, mas agora vamos esclarecê-las para facilitar sua compreensão:
PLN (Processamento de Linguagem Natural)
O PLN é uma tecnologia que viabiliza que computadores compreendam e se relacionem com a linguagem humana. É uma área da inteligência artificial que utiliza Machine Learning para efetuar análises, interpretações e manipulações de fala e texto.
O PLN é a tecnologia que complementa a brecha entre as máquinas e a linguagem humana.
Essa concepção está centralizada em instruir-se e replicar os processos associados à linguagem humana por intermédio de sistemas, programação e outras aplicações.
Com o processamento de linguagem natural as máquinas conseguem compreender melhor os textos, o que compreende a identificação de contexto, extração de dados, resumo e mais.
Um exemplar muito utilizado de PLN atualmente é o ChatGPT. A tecnologia por trás desse recurso é um tipo de inteligência artificial chamada de IA generativa, capacitada para interpretar a linguagem dos seres humanos e conceber respostas.
Deep Learning
O Deep Learning, ou aprendizagem profunda, é uma técnica de IA que utiliza redes neurais artificiais para que computadores aprendam a partir de dados, sendo uma maneira mais evoluída de machine learning.
Ele utiliza redes neurais artificiais com diversas camadas de abstração para se distinguir em atividades de análise e identificação de padrões.
O modo de aprendizado acontece entre suas camadas de neurônios matemáticos, onde os dados são veiculados de uma camada para outra.
Aparentemente parece ser um pouco complicado, mas pode ser explicado em chatbots de atendimento mais modernos e capacitados para reconhecimento de fala, imagem e voz, proporcionando uma experimentação eficaz e humanizada.
Machine Learning
Refere-se a um procedimento para analisar informações que automatizam o desenvolvimento de modelos analíticos.
Essa tecnologia parte do princípio de que softwares são capazes de educar-se com as informações para distinguir modelos e tomar decisões melhores, incrementando a si mesmos com o mínimo de interferência humana.
Ao longo do tempo, esse comportamento leva a uma performance aperfeiçoada em diversas atividades.
As plataformas de machine learning são ferramentas e ambientes que contribuem para a criação, treinamento e implementação de modelos de aprendizagem de máquina, oferecendo poder computacional, dados, algoritmos, APIs e outras soluções para capacitar, projetar e implantar modelos para máquinas, apps e mais.
Inteligência artificial quais são as vantagens?
A inteligência artificial proporciona grandes vantagens para as empresas e para os negócios. Abaixo, listamos algumas das mais relevantes:
Melhoria nas escolhas significativas (tomada de decisão)
A inteligência artificial é capaz de contribuir com a simplificação de processos de análise, principalmente em uma organização que se preocupa com as escolhas significativas fundamentadas em informações, ou data driven (perspectiva estratégica que resume-se em tomar decisões fundamentadas em dados, em vez de opiniões ou suposições. O propósito do data driven é aprimorar a eficácia e a performance).
A IA possui capacidade para conferência e organização de dados complexos com maior nitidez.
Um software de IA é capaz de criar processos que compreendem simultaneidade, retrocessos e estruturamento de análises das informações concebidas, e outros que servem de apoio para empresários tomarem decisões pertinentes.
Especialmente se estiver associado a uma solução de big data (conjunto de ferramentas, tecnologias e processos que permitem a coleta, armazenamento, processamento e análise de grandes volumes de dados para extrair insights valiosos), e que possui a capacidade de trabalhar com um excessivo volume de dados não estruturados.
Escalabilidade e conforto
Uma aplicação de inteligência artificial pode fazer uso de algoritmos para processar fragmentações mais rigorosas, efetuando sugestões de produtos conectados com os perfis de clientes examinados. Essa atividade eleva as possibilidades de se criar excelentes planejamentos rentáveis.
A inteligência artificial também possui um elevado nível de repetibilidade de processos, considerando que os softwares responsáveis por sua confecção são capazes de efetuar as mesmas análises inúmeras vezes, assegurando que qualquer fluxo de atividade seja ampliável.
A aquisição de dados significativos de relatórios também consegue tornar-se mais ágil. Esse acontecimento é possível porque já existem algoritmos de text mining, ou mineração de texto (processo de extrair dados significativos e úteis de textos não estruturados, transformando-os em um formato mais organizado e simples de ser examinado. Faz uso de técnicas de análise e extração de informações para identificar padrões, tópicos e sentimentos expressos no texto), com a competência de averiguar um documento e encontrar informações peculiares no mesmo.
Esses princípios propiciam conforto, tendo em vista que são elaborados de modo mais ágil e simplificado pela aplicação de IA.
Elevação nos processos automáticos
A inteligência artificial auxilia nos processos automáticos de tarefas lógicas, cognitivas e que conduzem análises ou possuem o hábito de conduzi-las, proporcionando mais agilidade na abordagem de dados.
Esse comportamento serve como acréscimo para os processos automáticos das tarefas físicas, principalmente da produção, que comumente é promovida por sistemas automatizados (dispositivos robóticos).
Diminuição de falhas, gastos funcionais e riscos
A IA consegue ser consumida na vigilância de equipamentos e programas computacionais das empresas.
Quando se refere aos equipamentos, a inteligência artificial é capaz de utilizar informações de dispositivos qualificados para sentir e transmitir dados sobre alguma grandeza ou condição do ambiente (sensores), de registros e de câmeras em sistemas de monitoração, entre diversas possibilidades.
No que se refere aos softwares, seus dados são resultantes de informações armazenadas em bases de dados, de relatórios, de antecedentes e afins.
Com base nos materiais conseguidos, ela possui a habilidade de encontrar obstáculos, erros e vulnerabilidades adicionais nas operações da empresa, reduzindo falhas e elevando a eficácia praticável. Isso proporciona diminuição de gastos e refreia contrariedades para as organizações.
Além disso, é possível efetivar prognósticos sobre possíveis adversidades, viabilizando que a empresa possa providenciar as devidas precauções em tempo oportuno.
Essa situação acontece por conta que ela cria identificações de várias seções e processos, cooperando para o detalhamento de perigos como também de possibilidades.
Com essa finalidade, ela é capaz de inquirir constantemente métricas quantificáveis utilizadas para medir a performance ou crescimento de metas e objetivos inerentes de uma corporação – incluindo o desígnio de representar prováveis contratempos ao grupo de trabalho.
Com tal característica, ela igualmente colabora para um nível de acerto mais elevado nos planejamentos estabelecidos pelos administradores, que conseguiram por base as informações recolhidas e preparadas pela inteligência artificial.
Um detalhe singular é que seus métodos de observação costumam mostrar um gasto reduzido.
Melhoria do suporte ao consumidor
A IA consegue melhorar o suporte disponibilizado ao consumidor em diversos sentidos, como na concessão de uma conversação mais competente, em uma customização desenvolvida e no acréscimo de velocidade nas operações.
Utilização da inteligência artificial na vida cotidiana dos seres humanos
A IA se encontra crescentemente aplicada no cotidiano do ser humano, transfazendo tarefas diversificadas e simplificando os costumes de forma expressiva.
Iniciando com o Google Assistente, um assistente pessoal virtual desenvolvido pela Google que simplifica a execução de atividades do dia a dia por meio de comandos de voz, e indo até os algoritmos de sugestão em serviços virtuais que consentem assistir a filmes, séries, vídeos e ouvir músicas sem a demanda de efetuar um download (plataformas de streaming), e lojas virtuais que customizam as recomendações de mercadorias. A inteligência artificial está esculpindo as comunicações do dia a dia da humanidade.
Ademais, a inteligência artificial é usada em navegadores web, como Arc Max, Bravo, Microsoft Edge, Opera e Wavebox.
Abaixo descrevemos as principais aplicações de IA que estão disponíveis nos navegadores:
- Agrupe guias com IA para aprimorar a estruturação;
- Aproveite a integração de pesquisas do Bing com a inteligência artificial;
- Assistente de inteligência artificial com consciência contextual disponível em todas as páginas com auxílio relevante baseado no aplicativo ou na guia atual;
- Efetue resumos de páginas da web e arquivos PDF com a IA;
- Obtenha insights ágeis sobre os resultados de pesquisa na web com a utilização da inteligência artificial;
- Selecione entre diversas opções de modelos de inteligência artificial (Mixtral 8x7B, Claude Instant, Llama 2).
Em equipamentos de saúde e exercícios físicos ela acompanha as tarefas físicas e exibe insights customizados para tornar melhor a satisfação.
A progressiva utilização da inteligência artificial aprimora a eficácia, a customização e a utilidade das experimentações diárias, demonstrando sua importância primordial na renovação do cotidiano das pessoas.

Utilização da inteligência artificial nas empresas
Não é por acaso que a IA começou a ser utilizada em diversos segmentos corporativos, como marketing e vendas, transporte, medicina, atendimento, segurança e cibersegurança. Essa realidade vem causando grande impacto no dia a dia das pessoas.
Para melhores informações, visualize abaixo alguns casos de utilização da inteligência artificial que estão se tornando cada vez mais populares:
1. Marketing e vendas
Já parou pra pensar em como o anúncio ideal sempre consegue te encontrar? Não é coincidência, mas a IA examina todas as suas informações de navegação para poder ofertar os produtos mais adequados para você.
Plataformas de e-commerce também utilizam a inteligência artificial para exibir recomendações e sugestões de promoções para seus clientes. Nada acontece acidentalmente.
Com base no estudo publicado pela geniusee: CRM de IA: Transformando a gestão de relacionamento com o cliente, as empresas com soluções de CRM de vendas fundamentados em inteligência artificial devem alcançar um aumento de 15% na retenção de clientes e na repetição de vendas.
2. Transporte
Conhecer qual a rota do ônibus, onde ele se encontra e qual a trajetória que deverá ser feita para chegar ao destino final são informações obtidas com o auxílio da inteligência artificial. Além de tudo, o gerenciamento de trânsito e a cadeia de suprimentos de muitas organizações contam com a IA para elevar sua proteção e eficácia. A utilização da inteligência artificial possibilita a realização de cálculos relevantes para indicar trajetos, alternativas de rotas e prazos.
3. Medicina
O desenvolvimento de diagnósticos já está fazendo uso da IA. Reunindo numerosos resultados e informações de exames já realizados, a inteligência artificial possui a capacidade de confeccionar ela própria diagnósticos com precisão.
4. Atendimento
Atualmente, os chatbots representam uma das inclinações mais relevantes para atender e se relacionar com clientes de todo o mundo. Verdadeiramente a inteligência artificial se propagou de maneira global.
Com elevadas taxas de assertividade, os chatbots utilizam uma programação que está sendo melhorada de maneira contínua, capaz de assimilar as mais profundas emoções humanas.
5. Administração de finanças
No processo de administração financeira a inteligência artificial vem melhorando as escolhas significativas (tomada de decisões) e a precaução contra golpes.
A competência da inteligência artificial de examinar e processar informações a deixa incomensurável na classificação de indicativos de finanças e no auxílio a escolhas significativas.
Além de classificar retornos de capital, tornar os cálculos de valores automatizados e exercer um papel conclusivo na precaução de golpes, a tecnologia potencializa seguros, créditos e avaliações de risco.
Enquanto utiliza as informações de relacionamento com o cliente, essa novidade é capaz de proporcionar um discernimento mais globalizante das necessidades e expectações do mesmo.
6. Produtividade e procedimentos
A inteligência artificial está presente em fábricas e linhas de produção, funcionando desde o presságio de erros até a inspeção de qualidade automática.
Ela pode ser utilizada como um equipamento de revolução, mas a sua aplicação depende de um processo de digitalização e automatização.
Atualmente, a IA é utilizada em vários campos da indústria, sendo eles:
- Automatização de atividades cotidianas;
- Capacidade de resolver problemas existentes e futuros por meio de uma infraestrutura aberta que permite a implementação de soluções na velocidade dos negócios, ao mesmo tempo em que cria valor vantajoso (manufatura inteligente);
- Controle na gestão de qualidade;
- Customização de forma massiva;
- Gerenciamento da cadeia de fornecimento (supply chain);
- Manutenção na capacidade de predizer;
- Potencialização de processos.
Melhorias na simulação
A inteligência artificial consegue potencializar os procedimentos de fabricação efetuando simulações computadorizadas do local de fabricação, isso ocorre através do aperfeiçoamento e da organização e disposição dos elementos da fábrica, e também, da exclusão de empecilhos.
Supervisão preditiva
A observação de informações da inteligência artificial, como temperatura, intensidade sonora e pressão, é capaz de prever a ausência de manutenção do dispositivo, diminuindo gastos relacionados.
Supervisão de robôs
A inteligência artificial conectada com a robótica consegue aprimorar a fabricação em série, caracterizando obstáculos e diminuindo falhas por intermédio de vigilância constante de câmeras, sensores e uma tecnologia que oportuniza a medição e a transmissão de informações de maneira remota, geralmente fazendo uso de equipamentos eletrônicos (telemetria).
7. Sistemas de proteção
Além de transformar o processo de transações empresariais e as escolhas significativas (tomada de decisões), a IA causou grande repercussão no segmento de proteção (segurança).
Ao colocar em prática instrumentos de proteção direcionados por inteligência artificial as empresas conseguem preservar com efetividade seus investimentos de grande valia e amenizar possíveis ameaças.
Em meio às práticas de proteção orientadas por IA, conseguimos referenciar duas que são indispensáveis.
Continue lendo!
Segurança física
Reconhecimento de voz, face e monitoração de câmeras de segurança. O que anteriormente era realizado por diversos funcionários em diversas horas e com taxa de precisão pouco elevada, hoje em dia conta com a ajuda da IA para confirmar a segurança das pessoas.
Segurança cibernética (cibersegurança)
Segurança é algo muito sério e não precisa ser só na vida real. Com a evolução da ciência e das tecnologias, os ataques virtuais cresceram e foi necessário utilizar a inteligência artificial para melhorar a segurança no universo online.
Automatizações de atividades de segurança que anteriormente eram efetuadas por pessoas, hoje em dia são realizadas pela IA, oportunizando respostas rápidas, reduzindo a quantidade de erros e aliviando o trabalho das equipes de TI das empresas.
8. RH (recursos humanos)
Inserida no RH a inteligência artificial descomplica o processo de inclusão de um novo funcionário à empresa, desde a admissão até a sua adequação completa à cultura, processos, equilíbrio e incumbência total do cargo (onboarding), elevando o valor do novo colaborador.
Além disso, ela é capaz de reencaminhar os colaboradores de atividades recorrentes para tarefas com melhor valor global, tornando automáticas as operações que exigem observações e pequenas ponderações.
Também consegue auxiliar na gestão de grandes processos de onboarding de admissões recentes, assim como dar passagem para o desenvolvimento de vagas para administradores de inteligência artificial, encarregados por monitorar a instalação e a coordenação de IA nas corporações.

Modernidades no mundo das IAs
O mundo das IAs se encontra em incessante mobilidade e a todo o momento é complementado com criações e realizações contemporâneas.
A expansão rápida e abrangente da IA do ChatGPT representou somente o início da grande diversidade de procedimentos, desenvolvimentos e modernidades que estão prestes a acontecer.
As modernidades em inteligência artificial estão enfatizadas em evoluções como a IA generativa, que outorga o desenvolvimento de tópicos inauditos e a customização da experimentação do utilizador. O processo de automatização tática e o progresso dos chatbots também se encontram em proeminência.
Tendências predominantes
IA Generativa
Instrumentos como o Dall-E 3 da OpenAI consentem conceber tópicos visuais inéditos com base em prompts de texto.
Customização
A IA vem sendo empregada para customizar a experimentação do cliente, ofertando orientações e conveniências mais expressivas.
Automatização tática
A inteligência artificial vai avançar para além da habitual automatização de atividades, e contribuir diretamente com as escolhas significativas, e também, com a esquematização tática.
Avanço dos Chatbots
Os chatbots estão prestes a se transformar em aplicações mais perspicazes e capacitadas para se comunicar de maneira mais oriunda com os utilizadores.
Inteligência artificial em itens da Microsoft
O Copilot da Microsoft já começou a receber upgrades na memória, customização e habilidade para efetuar atividades como aquisições e solicitações.
Google Gemini
A gigante Google trocou o Bard pelo Gemini, que proporciona um plano premium com recursos avançados e melhor acesso à API para desenvolvedores.
Impulsionamento na Medicina e na Biologia
O AlphaFold da DeepMind está simplificando a criação de novas medicações e terapias, com acesso gratuito para pesquisadores.
Inteligência artificial para estudo climático
A ClimateNet utiliza inteligência artificial para estudar informações climáticas e antecipar eventos extremos com maior exatidão.
Quais são os prováveis perigos em utilizar a inteligência artificial?
Se você está lendo este artigo desde o início, com certeza já deve estar por dentro das incontáveis e excepcionais vantagens oferecidas pela inteligência artificial, correto? No entanto, as IAs também apresentam perigos e adversidades.
Uma das principais questões que geram motivo de preocupação é a proteção de informações.
À proporção que mais softwares se tornam dependentes de informações de caráter pessoal para aprenderem a efetuar escolhas significativas, os perigos à segurança da tecnologia da informação ficam mais relatados, demandando fortes providências na defesa das informações.
Sistemas de reconhecimento facial fazem uso de algoritmos de aprendizado de máquina para distinguir pessoas através das características únicas de seus rostos, estes, por sua vez, têm apresentado um nível de precisão reduzido para pessoas de algumas turmas étnicas, abordando preocupações sobre preconceito.
Além disso, questões morais relacionadas à utilização da inteligência artificial em circunstâncias de vida ou morte como em softwares de veículos auto suficientes em que providências devem ser efetuadas depressa em eventos casuais.
Perigos complementares da utilização das inteligências artificiais
Fundamentado nos motivos mencionados anteriormente, conseguimos acrescer os seguintes itens:
Necessidade do agrupamento de conhecimentos, habilidades, experimentações e informações que uma empresa ou pessoa dispõe e manuseia para criar valor (capital intelectual).
A inteligência artificial pode ser usufruída de maneira eficiente, no entanto, para que isso possa ocorrer é necessário que as companhias efetuem investimentos em capital intelectual, uma concepção essencial no gerenciamento avançado pois distingue a relevância do conhecimento como um ativo estratégico.
Caso a equipe de funcionários não possua a qualificação necessária para administrar softwares engenhosos (inteligentes), as empresas podem simplesmente não usar da melhor maneira possível os recursos disponibilizados pela IA, acarretando desperdício financeiro.
Notícias falsas e insuficiência de normas
Devido a criação elevada das inteligências artificiais de áudio e vídeo, uma preocupação que vem crescendo é com as notícias falsas e com o aumento do desenvolvimento e da produção das mesmas, podendo ser, inclusivamente, uma questão preocupante durante as eleições. Um dos perigos mais preocupantes é propriamente a insuficiência de normas (regras) com relação às IAs.
Aperfeiçoamento e restituição do capital humano
Ao passo que a inteligência artificial incumbe-se de deliberadas tarefas, as empresas precisam elaborar um plano minucioso sobre o aperfeiçoamento e a restituição do capital humano.
A expressão “capital humano” salienta o valor econômico que os funcionários trazem para uma empresa, compreendendo suas competências técnicas, conhecimento, experiência e até mesmo particularidades como criatividade e inteligência para resolver problemas. É o composto de recursos humanos que contribui para a produtividade e a performance da companhia.
Nessa perspectiva, ao oferecer capacitação e ocasiões oportunas para os colaboradores adquirirem competências atuais, torna-se viável a conservação de talentos destacados.
Adequação a organizações empresariais espontâneas
O uso da inteligência artificial é capaz de proporcionar organizações empresariais mais espontâneas, com grupos de trabalho reduzidos e cooperativos empenhando-se em parceria com softwares de inteligência artificial.
Desta forma, as empresas precisam apresentar-se dispostas para adequar seu workflow a essa modernidade, assegurando-se com uma inserção de IA excelente e um rendimento incessante.
Privacidade
Hoje em dia existem casos em que o procedimento de recolhimento de informações contradiz algumas das resoluções fundamentais estabelecidas por leis de proteção e privacidade.
Perante a evolução da IA, as medidas de proteção se transformarão, tornando-se mais resistentes – isso porque a utilização imoderada de informações para exercitar protótipos continua sendo uma atividade abusiva.
Quais são os obstáculos para inserção das IAs nas empresas?
A competência das IAs para remodelar empresas e práticas habituais é uma ação publicamente conhecida.
Abaixo listamos alguns exemplos de aplicações responsáveis por inovar o dia a dia das organizações e de seus respectivos funcionários.
- ChatGPT: chatbot de IA que responde perguntas;
- Cleo: chatbot para assistência em orçamentos;
- FaceApp: aplicativo de inteligência artificial para edição de selfies e fotos;
- Google Assistant: assistente virtual para pesquisas na web;
- Guru: aplicação para gestão de conhecimento e busca em inteligência artificial para empresas;
- Lensa: ferramenta de inteligência artificial para produzir edições artísticas;
- Microsoft Copilot: assistente Microsoft para Microsoft Edge;
- Read AI: aplicativo de inteligência artificial para transcrições e resumos gerados;
- Socratic: ferramenta de aprendizado grátis para estudantes;
- StarryAI: gerador de imagens de inteligência artificial grátis e fundamentado em prompts de texto.
Apesar disso, a inserção real da inteligência artificial possui diversos obstáculos. Abaixo, estaremos avaliando os mais relevantes, descrevendo o modo como eles podem ser resolvidos.
Processamento insatisfatório das informações
As inteligências artificiais necessitam de quantidades elevadas de informações para exercitar e aprimorar sua sequência de instruções bem definidas, comumente utilizadas para resolver problemas de matemática específicos (algoritmos).
A dificuldade não se encontra na obtenção das informações, e sim, em processá-las de maneira eficaz. Aperfeiçoar os processos de extração de informações úteis e relevantes a partir de grupos elevados de dados (mineração de dados ou Data Mining), análise, inteligência e modelagem são fundamentais para desprender sua capacidade.
Limitação de hardware
A inteligência artificial necessita de alta eficiência de processamento. Assegurar que a tecnologia seja capaz de atender elevadas exigências de processamento é primordial para que a inserção da inteligência artificial obtenha êxito.

Definindo um planejamento de aplicação para a inteligência artificial
A aplicação de uma inteligência artificial deve ser efetuada com muita estruturação. Inicialmente, é fundamental que os desígnios que ela terá na empresa sejam muito bem definidos – certifique-se de entender profundamente a competência da aplicação e examinar quais funcionários e aprendizagens serão obrigatórios. Efetue um estudo sobre a cultura da companhia com a finalidade de compreender se realmente ela possui compatibilidade com inteligência artificial.
Levantamento de informações
Para que a inteligência artificial possa ser inserida e se harmonize bem com a corporação ela necessita de muitas informações.
Elas serão significativas para o procedimento de inserção da aplicação de inteligência artificial com a sequência de tarefas e com os sistemas da empresa, assim como para elevar a exatidão dos dados processados por ela.
As informações podem ser conseguidas nas aplicações internas de gestão da empresa, como o sistema de planejamento de recursos empresariais (Enterprise Resource Planning) ou simplesmente ERP, e o sistema de CRM de vendas.
Uma solução de análise de grandes volumes de dados (Big Data Analytics) é crucial para criar insights e informações resultantes de informações que não possuem uma estrutura predeterminada ou ordenada (dados não estruturados), que serão utilizados pela solução de IA.
Ainda há possibilidade de usar a rede de instrumentos físicos conectados à internet, que usam sensores, sistemas e outras tecnologias para efetuar a coleta e a troca de dados (IoT ou Internet das Coisas), para aproveitar dados dos dispositivos que irão efetuar o consumo da inteligência artificial, que vão ser agregados aos dados concedidos pelas aplicações que os administram.
Capacite seu time de TI
Trabalhar com inteligência artificial requer um time de funcionários altamente qualificado. É necessário conhecimento sobre as tecnologias conectadas à inteligência artificial e de que maneira elas devem ser executadas.
Da mesma forma é considerável que saibam como integrá-las a outras aplicações, principalmente as que já se encontram em funcionamento na companhia.
Adicionalmente, é imprescindível que sejam capazes de transpor concepções de inteligência artificial para colaboradores de outros setores da empresa, com o intuito de proporcionar uma percepção melhorada sobre as aplicações da IA.
O time de TI assumirá a responsabilidade de deixar pronto todo o setor corporativo para essa excelente novidade. Ficando encarregado das seguintes tarefas:
Efetuar correções de possíveis falhas que a aplicação possa apresentar durante o processo de inserção e de sua utilização na empresa; Programar a aplicação e deixá-la em conformidade com as necessidades individuais da companhia; Oferecer suporte a todos os setores da empresa.
A IA pretende afetar a vida dos trabalhadores? Qual será o futuro dos empregos?
Resumidamente a inteligência artificial não afetará a vida dos trabalhadores nem de suas respectivas atividades remuneradas.
A IA tem o poder de transformar o contexto, dando existência a possibilidades e necessidades atualizadas.
Atualmente diversos administradores de IA consideram essa tecnologia como um acréscimo aos seres viventes, em um aspecto onde softwares e pessoas dedicam-se completamente para potencializar a performance integral. Em outros termos, a inteligência artificial não ocupará o lugar das pessoas nem suprirá a falta das mesmas, ela existirá de modo simultâneo com os indivíduos.
Por conseguinte, é de extrema importância que esse cenário seja analisado com muita cautela, refletindo sobre as possibilidades e os perigos que a tecnologia demonstra.
Término
A compreensão sobre as aplicabilidades de IA, o funcionamento e o significado (tal como: inteligência artificial o que é) é muito importante para proprietários e grupos de funcionários, pois ela proporciona um melhor entendimento sobre o processo de inserção das tecnologias de inteligência artificial.
O conhecimento sobre as instruções de inteligência artificial são consideráveis para que as empresas se tornem auto suficientes, evitando vínculos ou dependências de terceiros.
E então? Vai deixar sua empresa ou negócio ficar de fora dessa excelente tecnologia?
Encontre novas oportunidades com a inteligência artificial e confira toda a maestria dessa aplicação transformadora.

Desenvolvedor com 13 anos de experiência, moldando o cenário digital com soluções inovadoras e abrangentes. Minha expertise contribui para o desenvolvimento de:
Sistemas e APIs robustas;
Lojas virtuais e blogs eficientes;
Web design atraente e interfaces responsivas;
Estratégias de marketing digital (SEO, links patrocinados);
Módulos e-commerce, templates e customização de plataformas (CMS);
Integrações com CRM, ERP e marketplace;
Suporte, manutenção e diversas integrações sob medida.
Minha paixão por tecnologia me impulsiona a buscar constantemente novos desafios e a entregar projetos de alto impacto.
Localização: Brasil